terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Dia Europeu da Internet Segura – 9 de Fevereiro

Este ano, e para assinalar o Dia Europeu da Internet Segura, dia 9 de Fevereiro, o SeguraNet propõe que os professores, desenvolvam com os seus alunos, actividades em sala de aula e/ou no Centro de Recursos.
As actividades decorrerão durante a semana de 8 a 12 de Fevereiro, com especial incidência no dia 9, envolvendo o maior número de alunos e professores possível, para que neste (s) dia (s), as questões da literacia digital e da segurança na Internet, sejam debatidas pela comunidade escolar.
As Actividades apresentam-se suportadas por um Guião de Exploração passo-a-passo, tendo como ponto de partida a análise e reflexão em torno de seis ALERTAS.
Estes ALERTAS (ilustrações acompanhadas por texto) colocam os alunos perante situações reais que ocorrem com alguma frequência, quando usam o computador e a Internet. Os alunos deverão, depois de reflectir, responder à questão: O que farias?
Pretende-se desta forma, fomentar o sentido crítico e a utilização segura e esclarecida da Internet, de forma a fazer jus ao lema do SeguraNet: Tu decides por onde vais.
A proposta de actividades e os recursos podem ser consultados em http://seguranet.pt/alertas
  O SeguraNet é um projecto da responsabilidade da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, do Ministério da Educação, constituindo-se como parte integrante do consórcio Internet Segura, que decorre no âmbito do programa europeu Safer Internet Plus.