terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Recordando Elis Regina e Tom Jobim

Elis Regina Carvalho Costa (Porto Alegre, 17 de março de 1945 — São Paulo, 19 de Janeiro de 1982) foi uma cantora brasileira. De morte trágica e prematura, deixou uma vasta e brilhante obra na música popular brasileira. Era carinhosamente chamada por Pimentinha. Foi e ainda é considerada por muitos a maior cantora brasileira que já existiu.

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (Rio de Janeiro, 25 de Janeiro de 1927 — Nova Iorque, 8 de dezembro de 1994), mais conhecido como Tom Jobim, foi um compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista brasileiro.
É considerado um dos maiores expoentes da música brasileira e um dos criadores do movimento da Bossa Nova. Tom Jobim é um dos nomes que melhor representa a música brasileira na segunda metade do século XX e é praticamente uma unanimidade entre críticos e público em termos de qualidade e sofisticação musical.



Poema da semana






AS AMORAS


O meu país sabe às amoras bravas
no verão.
Ninguém ignora que não é grande,
nem inteligente, nem elegante o meu país,
mas tem esta voz doce
de quem acorda cedo para cantar nas silvas.
Raramente falei do meu país, talvez
nem goste dele, mas quando um amigo
me traz amoras bravas
os seus muros parecem-me brancos,
reparo que também no meu país o céu é azul.

Eugénio de Andrade

(O OUTRO NOME DA TERRA)

Fonte: http://www.fundacaoeugenioandrade.pt/

Eugénio de Andrade nasceu na Póvoa de Atalaia (19 de Janeiro de1923), uma aldeia da Beira Baixa onde passou a infância ... http://cvc.instituto-camoes.pt/figuras/eandrade.html